terça-feira, 1 de setembro de 2009


O cotidiadno na cidade de constantinopla

Nas ruas de Constantinopla conviviam ricos e pobres, sem que houvese diferença de locais para a contrução de moradias. Era comum existirem quarterões residencias elegantes rodeados por sobrados de madeiras, ocipados por grupos médios ou ainda por pequenos casebres pertencentes aos trabalhadores pobres. Contudo,a existencia de muros altos em torno das moradias dos grupos privilegiados impedia o convivio entre pessoas de diferentes status sociais.


Em Constantinopla, a vida urbana concentravasepraticamente em torno de três grandes construções: a Igreja da Santa Sofia, o Ipódromo e o Palacio Imperial que representavam respectivamente a religião, o povo e o poder do governo. Os prédios ficavam numa praça pública , bem próximos uns dos outros.


Era no hipódromo que a sociedade da época se encontrava. As roupas estavam entre os principais incdicativos da conndição social. Os grupos hierarquicamente superiores usavam casacos ricamente bordado e as mulheres ostentavam turbantes e chapéus pontudos, revestidos de pele de animais. Também apreciavam as jóias e os cosmeticos. Os homens usavam barba, sendo que muitos deles consideravam o ato de barbear-se um costume vulgar dos ocidentais.


Na maioria das vezes, o casamento dos nobres constituia um ato diplomático. Damas da sociedade eram enviadas a reinos estrangeiros distantes para desposar e ''civilizar'' nobres ricos e poderosos, ou seja, levar até eles a cultura helenistica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário