segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O IMPERIO BIZZANTINO E SUA CULTURA


O IMPERIO BIZZANTINO E SUA CULTURA





A origen do império Bizatino está ligada às mudanças ocorridas no centro do poder adminustrativo do império Romano , a partir de meados do século III . Naquele momento , o governo de Roma, experimentou uma série de transformações que desencadearam uma uma crise de alcance polìtico, econômico e social que abalou profundamente suas estruturas.As perturbações levaram o imperio Constantino a transferir, no ano de 330,sua capital para a cidade de Bizâncio (ou constantinopla,como ficou conheçida), na parte oriental do império, menos atingida pela crise.











No ano de 395, o imperador teodósio decidiu pela divisão politica dos territórios sob seu governo. O império Romano do Ocidente tinha a capital de Milão (posteriormente transferida para Ravena), e o Império Romano do Oriente tinha a capital em constantinopla. No Ocidente , o processo de ruralização fragmentou a região em diversosreinos bárbaros;no Oriente ,consolidou-se a civilização bizzantina . As diferenças entre as duas regiões tornaram-se cada vez mais evidentes.Enquanto,na Europa Ocidental,o poder político estava nas mãos dos senhores feudais,no mundo bizantino,o imperador mantinha o poder centralizado.











O Império bizantino englobava a grécia, o egito e outras regiões de cultura helenpistica.Por essa razão, o helenismo predominou em constantinopla e o grego transformou-se em lingua oficial. A miscigenação cultural greco-romana exerceu forte influençia no Oriente. Estreitamente ligada à fé cristã,a cultura bizantina valorizava os estudos de literatura difundido nas várias escolas e bibliotecas construidas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário