domingo, 23 de agosto de 2009

Igreja Ortodoxa Russa e o Papa bento XVI




"A igreja ortodoxa Russa (IOR) vê no novo papa bento XVI um interlocutor que pode tornar Possível o início de 'uma nova etapa' nas relações bilaterais,Capaz de superar as asperezas que impediram a visita de joão paulo 2 á Rússia.[...]


O representante da IOR revelou que o tom das conversas com o novo papa, que substituil joão paulo 2, foi 'positivo' e louvou a 'altura' intelectual em termos teologicos do novo pontífice.


'Nossa conversa sugere que bento XVI está disposto a fazer tudo para garantir a solução de nossos problemas no menor tempo possível e evitar que surjam outros', acresentou.[...]


O papa compartilhou a necessidade de ambas as igrejas cooperarem para defender os valores cristãos na Europa, assim como sustentou em seu discurso ecumênico.


No entanto ,a possível visita de bento XVI á russia não chegou a ser abordada, por ser considerada por ambas as pares algo ainda 'prematuro'.


O patriarca da IOR, Alexis 2, descartou nesta semana a possibilidade de uma visita de bento XVI a Russia sem que sejam solucionados antes os problemas que afetam as relações entre ambos desde pontificado anterior.[...]


Alexis2 aludiu ao 'proselitismo agressivo' que, segundo ele ,a igreja catolica pratica em territorio russo e de outros países eslavos,a expansão em direção ao leste europeu da igreja catolica em rito oriental(nascida em 1595) e a situação desigual de católicos e ortodoxos no oeste da ucrânia.


Estes assuntos impediram a esparada visita á Rússia de joão paulo 2, que foi convidado pelo presidente russo,vladimir putin,e por seu antecessor,Boris Yeltsin.[...]


Apesar das 'desavenças' e de bento XVI 'ter acabado de ser eleito' pontifice ,alexis 2 acha que o Rótulo de 'conservador' augura uma boa sintonia em assunto de moral religiosa.


'Acho que poderemos encontrar tarefas e objetivos comuns.O papa romano se manisfestou radicalmente contra o casamento homossexual e o sacerdócio feminino',assinalou.[...]"






Tirada do livro História das cavernas ao terceiro milenio


Nenhum comentário:

Postar um comentário