quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Documentario

Até agora vimos muitas coisas do imperio bizantino a sua cultura, expanção, religião, cotidiano e sua decadencia.
E agora vamos ver um documentario feito pela Histori channel em 5 partes que mostra desde o comesso até o fim do imperio bizantino.


1ºvideo


http://www.youtube.com/watch?v=LXJ1j8KrHl0

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O esplendor e a decadêmcia do Império Bizantino.



O auge do ìmpérop Romano do Oriente ocorreu durante o governo de Justianino (527-565).Eleadotou uma política externa expansionista,responsável pela reconquista do norte da Àfrica e das penínsulas Ìbéricas e itálica,antes em poder dos bárbaros.Justiniano também emprendeu uma monumental obra jurídica,a partir da revisão e sistematização do Direito Romano.Surgiram assim o Código (reunião de todas as constituições imperiais editadas desde o governo do imperador Adriano),as Novelas (constituições elaboradas depois de 534) o digesto(sintese de toda jurisprudençia romana) e as institutas (manual para uso dos estudante.)Todo esse conjunto formava o corpus Jueis Civis(Corpo do Direito Civil)



Assim,ao lado da região, o direito romano era usado para garantir a unidade e o poder imperador.O código de justiano tem influênçia até os dias de hoje.

As contínuas lutas pelo poder dentro do império e as despessas para apazigur povos vizinhos são bizantino,após longos anos de glória. Outros aspectos também podem ser mencionados:a perda de ricas províncias como o egíto, a Síria e a palestina,conquistadas pelos árabes no século VII: a sucessão de conflitos entre a igreja re roma e a Igreja de Constantinopla;a competição comercial com o ocidente e principalmente a invasão do império pelos turcos otomanos,que colminou com a conquista de constantinopla em 1453.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O ELEITO DE DEUS


O Governo bizantino era despotico e teocratico pois os imperadores conhecidos como basileus autonomeavam-se representantes de Deus na terra .Eram considerados sagrados e exerciam o poder absoluto em nome de Deus.O imperador tinha poderes ilimitados sobre quase todos os aspectos da vida social.Além disso,era visto por seus suditos como o "vigario de Deus" como autoridadereligiosa equiparada a autoridade politica.Os imperadores bizantinos acumulavam uma serie de funçoes púplicas e as desempenhavam com o auxilio de burocratas.O imperador chefiava o exercito as relaçoes diplomaticas e a igreja além de controlar as construçoes publicas e supervisionar a cobrança de impostos também exercia controle direto so bre a economia.




Essa concepção de poder foi responsavel por inumeras conspiraçoes contra o governo.Dos 88imperadores que governavam o imperio entre os anos de 324 e 1453,29 sofrem morte violenta(esquartejamento, envenenamento, decapitação, morte e cacetas, afogamentos)e 13 fugiram do imperio ou refugiaram-se em mosteiros temendo ser assassinados.

terça-feira, 1 de setembro de 2009


O cotidiadno na cidade de constantinopla

Nas ruas de Constantinopla conviviam ricos e pobres, sem que houvese diferença de locais para a contrução de moradias. Era comum existirem quarterões residencias elegantes rodeados por sobrados de madeiras, ocipados por grupos médios ou ainda por pequenos casebres pertencentes aos trabalhadores pobres. Contudo,a existencia de muros altos em torno das moradias dos grupos privilegiados impedia o convivio entre pessoas de diferentes status sociais.


Em Constantinopla, a vida urbana concentravasepraticamente em torno de três grandes construções: a Igreja da Santa Sofia, o Ipódromo e o Palacio Imperial que representavam respectivamente a religião, o povo e o poder do governo. Os prédios ficavam numa praça pública , bem próximos uns dos outros.


Era no hipódromo que a sociedade da época se encontrava. As roupas estavam entre os principais incdicativos da conndição social. Os grupos hierarquicamente superiores usavam casacos ricamente bordado e as mulheres ostentavam turbantes e chapéus pontudos, revestidos de pele de animais. Também apreciavam as jóias e os cosmeticos. Os homens usavam barba, sendo que muitos deles consideravam o ato de barbear-se um costume vulgar dos ocidentais.


Na maioria das vezes, o casamento dos nobres constituia um ato diplomático. Damas da sociedade eram enviadas a reinos estrangeiros distantes para desposar e ''civilizar'' nobres ricos e poderosos, ou seja, levar até eles a cultura helenistica.